SWR Barroselas Metalfest 2015

Publicado em 13 Janeiro, 2015 Por...Mafalda Matos » Destaque
cat14
São oito os nomes que finalizam o cartaz dos dois palcos principais do SWR Barroselas Metalfest,  na vila Minhota de Barroselas, a mais pesada do país, e é com prazer que anunciamos que podem contar com o grindcore dos checos GUTALAX,  o death/grind dos frances  BENIGHTED,  o thrash dos nossos vizinhos CRISIX, o drone dos britânicos BONG, o death metal obscuro dos ZOM, o grind festivo dos portugueses RAW DECIMATING BRUTALITY, o death metal dos nossos BLEEDING DISPLAY e o black metal frio ÖRÖK, projecto nacional também, para saciarem a vossa sede de peso no recinto interior do festival. O cartaz geral ainda não está fechado e ainda por anunciar estão as bandas do palco 3, incluindo o já icónico dia 0, a acontecer a 29 de Abril para os mais duros e fervorosos.
Segundo a organização, esta é uma das edições mais ambiciosas de sempre do SWR, sendo sublinhada a mistura de bandas novas e antigas, passado e futuro. Uma oportunidade única para ver não só os grandes nomes, mas também bandas que não têm a chance de visitar o nosso país em nome próprio. Grande parte das bandas do cartaz chegam a Portugal de voo directo, tendo sido escolhidas minuciosamente para fazer desta uma edição especial. Afinal de contas, é este ano que o SWR se torna maior de idade!
GUTALAX – Há bandas que mesmo com poucos lançamentos ganham um status de culto na cena Mundial, e os checos Gutalax são um bom exemplo disso. Formados em 2009, lançaram apenas 1 álbum e 2 splits, mas o que lhes falta em tempo de estúdio compensam com intensas actuações ao vivo. Mantendo a tradição de bandas Checas como Jig-Ai ou Ahumado Granujo, este quinteto de Death/Grind Gore irá espalhar fluídos e felicidade em doses XL quando subir ao palco do XVIII SWR Barroselas Metalfest! Preparem o corpo pois este é de caras um dos concerto a não falhar!

 

BENIGHTED – A caminho dos 20 anos de carreira, os Franceses BENIGHTED prometem dar-nod muita porrada sonora na sua passagem por Barroselas. Com o seu sétimo álbum, “Carnivore Sublime”,  editado pela Season of Mist em 2014 ainda bem fresquinho e aclamado pela crítica como um dos melhores do ano, o quinteto Francês vem ao XVIII SWR Barroselas Metalfest debitar a sua fórmula de Death Metal e Grindcore. Totalmente recomendados a todos aqueles que gostam de muita brutalidade e um pouco de melodia no seu Death Metal, a là Cattle Decapitation ou Aborted.

 

CRISIX – Se tiveram a sorte (e a dureza) de resistir até ao último minuto do XIII SWR Barroselas Metalfest em 2010, presenciaram um dos concertos mais energéticos desse ano dado por uma jovem banda Espanhola. Essa jovem banda regressa agora a Barroselas com uma ligeira alteração do nome, de Crysys para CRISIX! Formados em 2008 deixam poucos indiferentes ao seu Thrash Metal bem oleado e orelhudo na onda de uns Overkill ou Exodus! Com o álbum ‘Rise… Then Rest’ lançado em 2013, mostraram que continuam a aperfeiçoar aquilo que tão bem já faziam, e chegou a hora de o mostrar.

 

BONG – Abram a vossa mente para uma das viagens da vossa vida. Os Britânicos BONG são especialistas na arte de nos fazer passear através dos recônditos mais estranhos da nossa mente enquanto destilam p seu Drone. Se gostam de OM, Sleep ou de viajar pelo tempo, este quarteto que nos chega da terra de sua majestade é do melhor que podem ouvir, já rodados em festivais como o Roadburn ou Supersonic! ‘Stoner Rock’, lançado em 2014, é o mote que os Bong irão usar para vos prender através do tempo na sua actuação no festival minhoto.

 

ZOM – Barroselas costuma presentear-nos com alguns dos sons mais podres que existem no Underground mundial, e os Irlandeses ZOM pertencem a esse rol de entidades que fazem da sujidade e do caos a sua forma de expressão! Formados em 2011 em Dublin, este trio que pratica um Black/Death Metal bem caótico e perturbante (uma mistura de Dark Throne e Napalm Death), lançou duas demos e um EP antes de verem o seu álbum de estreia, ‘Flesh Assimilation’ ser lançado o ano passado pela Invictus Productions! Não esperem nada ou esperem tudo pois dos Zom apenas irão receber uma carga de porrada à velha guarda de Death Metal bem obscuro!

 

RAW DECIMATING BRUTALITY – Em 2013 um dos concertos mais devastadores da história do SWR Barroselas Metalfest aconteceu no palco 3, onde quase ficou um buraco no chão após a passagem deles! Quem já assistiu a um concerto dos RAW DECIMATING BRUTALITY ou RDB sabe que brutalidade, boa disposição são garantia quando sobem a um palco! A banda da Guarda mais uma vez irá estar onde tudo acontece no festival mais pesado de Portugal para nos deliciar com os seus temas de puro Death/Grind! Preparem o vosso corpo pois o pit vai ser um campo de batalha e apenas os mais ágeis irão resistir à passagem do furacão RDB!

 

BLEEDING DISPLAY – Catorze anos de carreira, dois álbuns e centenas de concertos! Este é o currículo dos Lisboetas BLEEDING DISPLAY uma das referências do Death Metal em Portugal que juntamente com Grog, Holocausto Canibal, Dead Meat ou R.D.B. têm devastado os palcos nacionais, tendo passado em 2004 e 2007 pelos palcos do SWR Barroselas Metalfest! Oito anos depois a banda está de volta à vila mais Metaleira de Portugal para nos mostrar o seu novo álbum, ‘Deviance’, lançado em 2014 Não percam a oportunidade de os ver porque nós também não!

 

ÖRÖK – Atmosferas envolventes e Black Metal cru são a carta de apresentação de uma jovem criação que dá pelo nome de ÖRÖK e que nos chega da cidade do Porto pela mente do criador de Atillla. Com álbum lançado em 2013 e novo material a sair este ano, esta one man band já deu nas vistas chegando mesmo às páginas da Terrorizer! Burzum ou Darkspace são referências óbvias quando se tenta descrever a sua sonoridade, mas poderão julgar por vocês mesmos quando Örök se estrearem ao vivo, pela mão do SWR Barroselas Metalfest. O frio nunca será tão sentido!
SWR Barroselas Metalfest | Últimas confirmações para palcos 1 e 2
30 de Abril – 02 de Maio de 2015, Barroselas, Viana do Castelo, Portugal

 

cat12

Comentários fechados