Street Dance de regresso ao Rock in Rio-Lisboa 2014

Publicado em 15 Abril, 2014 Por...Jorge Silva Medeiros » Musica
RiR-Lx2014_Street-Dance
 
A Street Dance está de regresso a Cidade do Rock! A organização apresentou a programação da Street Dance que terá, tal como na última edição do Rock in Rio-Lisboa, um espaço cenográfico inspirado em Nova Iorque, com diversos estilos de dança urbana. Na edição que assinala os 10 anos do evento, a Street Dance conta ainda com Cifrão como embaixador, e de Marina Frangioia como diretora artística.
Todos os dias, a abertura de portas da Cidade do Rock conta com uma animação a cargo das crews do Street Dance, com battles de dança a surgirem do meio do público, com foco no estilo de dança krump. O palco da Street Dance abre, em cada dia de evento, com uma crew convidada, seguida da Jukebox Project, e depois com as battles de crew’s que prometem animar o palco e o público da Cidade do Rock.

 
Cifrão é o embaixador da Street Dance
 
Vítor Fonseca, ou Cifrão como é mais conhecido, será o embaixador da edição deste ano e irá, também, juntar-se às Crews na Street Dance. Cifrão iniciou-se no hip-hop aos 16 anos e desde logo a dança tornou-se a sua paixão. No ano 2001 participou no World Hip Hop Dance Championship, em Los Angeles, onde conquistou o prémio de campeão mundial de Hip Hop com o grupo Hexa. Dois anos depois, em 2003, torna-se bailarino do V-Graham Norton Show, na estação de TV NBC.
De 2004 a 2006 participou em Morangos com Açúcar onde alcançou grande notoriedade. É durante a rodagem deste projecto que forma a banda D’ZRT que rapidamente se torna um fenómeno musical a nível nacional, com vários discos lançados e concertos em todo o país. Os D’ZRT também atuaram no Palco Mundo do Rock in Rio-Lisboa em 2008. Desde 2006 que Cifrão é coreografo da Plural e uma das maiores referências de dança no nosso país.
Jukebox Project é a Crew Residente e conta com a participação de Cifrão
A Jukebox Project é, indiscutivelmente, uma das melhores Crews de street dance em Portugal e vão ser a Dance Crew residente nesta edição do Rock in Rio-Lisboa. Quem se juntará a esta Crew será Cifrão e juntos irão protagonizar momentos de dança inéditos que serão partilhados, pela primeira vez, com o público.
Vasco Alves é o fundador da Jukebox Project, projeto que surgiu por necessidade de criar uma plataforma de criação para jovens talentos e para veteranos na área. A Jukebox Project já conta com vários títulos de campeões nacionais e representações internacionais tendo já vencido o campeonato Europeu de Crews, o Funkin Stylez Paris e representaram Portugal na final Mundial de 2010. Já foram finalistas do campeonato Europeu Juste Debout Finland 2011. Este é o segundo ano que são a crew oficial da Street Dance do Rock in Rio-Lisboa tendo já obtido uma enorme receção do público em 2012. Para os 10 anos de Rock in Rio-Lisboa estão a preparar um espetáculo novo para cativar o público da Street Dance.
A “crew” residente irá atuar todos os dias do evento, nos intervalos do Palco Mundo.
 
As crews do Street Dance
 
All About Dance
A All About Dance é uma companhia de dança semi-profissional fundada em 2001. Todo o seu trabalho resulta da fusão de diferentes estilos de dança como o hip hop, house, dance e dança contemporânea. Desta junção de multiplicidade de influências, oriunda dos vários estilos de dança, que emana a identidade artística da companhia, que tem como imagem de marca o profissionalismo, criatividade, inovação, qualidade, irreverência artística e conceptual. Com residência artística na academia All About Dance, em Santa Maria da Feira e sob a direção artística de Vitor Fontes, a companhia é constituída por 8 bailarinos, de ambos os sexos, com formação em diferentes estilos de dança. Este grupo já conquistou diversos prémios: o 1º lugar no Campeonato Internacional de Hip Hop da MC Dance em Rio Maior, em 2005; 1º lugar no Campeonato Internacional Spunky Action Trophy, no ano 2005, em Turim, Itália; 2º lugar no Campeonato Internacional Madonna Grimes em Lisboa, em 2006.
The Thuggaz Troupe
O projecto The Thuggaz  Troupe surge em Janeiro de 2012 pela vontade e determinação do Prof. João Marques, após um convite da Federação Portuguesa de Dança Desportiva para participar, com um grupo de dança português, num campeonato de Hip Hop em Cambrils, Tarragona, Espanha. Atualmente o grupo é constituído por bailarinos oriundos das seguintes crews: New Dance Project, All About Dance, Funkadelic Crew, Ultimate Crew e Groove Monsters. A multidisciplinaridade, experiência e companheirismo são palavras-chave que dão corpo à identidade Thuggaz Troupe. Já tem no seu currículo 2 campeonatos de dança ganhos, ambos na categoria de mega Crew, o Hip Hop International Espanha e Hip Hop Norte.
 
Jazzy Crew
A Jazzy Crew é um projecto desenvolvido com o objectivo de representar a Jazzy Dance Studios, na área das danças urbanas. Contam com a colaboração de vários professores da Jazzy, que são convidados a desenvolver trabalho com o grupo, nos diversos estilos. Todos os elementos do grupo, para além do trabalho coreográfico, são encorajados e orientados para adquirirem linguagem suficiente para que desenvolvam o seu próprio estilo.
A Jazzy Dance Studios é um projecto que resulta da fusão da Jazzy Academia e a Just Dance School, duas escolas de referência nas áreas de dança urbana e danças sociais, às quais se juntou o grupo Academia Life Club.
Atualmente este espaço reúne alguns dos melhores profissionais na área da dança, tendo como ambição tornar-se uma referência a nível nacional e internacional, projetar os talentos nacionais, trazer referências mundiais para a partilha de conhecimento, proporcionar experiências como mostras coreográficas ou batalhas de dança, para formar novos talentos e de elevar o nível da dança em Portugal.
Na Street Dance, a Jazzy Crew, vai protagonizar essas batalhas de dança em que o público será convidado a entrar neste campo de batalha, dançar e aprender com os melhores.
Enygmatic Decadance Crew
Os Enygmatic Decadance Crew são um grupo de dança de hip hop composto por 10 a 15 elementos, tanto masculinos como femininos. O nome teve origem na necessidade de se distanciarem dos outros, através dos temas dos seus espetáculos. Eles dançam não só através da música e do movimento, mas também como expressão artística, despertando assim a curiosidade e o interesse de quem os assiste. O nome Decadance surge através de um espetáculo onde o grupo fez uma performance recorrendo a 10 estilos de dança, todos eles relacionados às danças urbanas e à cultura urbana. Os Enygmatic Crew têm como objetivo a evolução individual e coletiva do grupo, nos vários estilos de hip hop, e obter o reconhecimento dos pioneiros nacionais e internacionais desta arte urbana. Já conquistaram o 1º lugar em campeonatos como o distrital de Lisboa, em 2008, Challenge Lisboa nos anos 2009 e 2010, e Challenge Oeiras, também em 2010.
Momentum Crew
Para além de um grupo de dança, os Momentum Crew são uma família, consideram-se “irmãos de mente e coração”. Além disso também vivem juntos, no Porto, partilhando o amor pela dança e pelas artes. O grupo já existe desde outubro 2003 e tem vários elementos que neste momento “vivem da Dança e para a Dança” estudando, para além da arte do Bboying, diversas artes que os inspiram a criar performances inovadoras onde aplicam a arte do “Bboying e Breakdance, a temas e situações pouco normais, baseando o treino e dança na determinação de um estilo próprio e único. Já participaram em diversos campeonatos nacionais e internacionais, conquistaram dezenas de prémios. Só este ano já conquistaram dois: 1º Lugar na Unbreakable World Finals Belgium e o 1º Lugar na Battle Session Europe, em França. No ano passado conquistaram o 2º Lugar no concurso internacional de dança de rua promovido pelo Rock in Rio, no Brasil.
Next Crew
O grupo foi criado em 2000 por Lara Alves, na altura professora de Educação Física, no âmbito do programa de Desporto Escolar da Escola Secundária de António Gedeão.
Começou por chamar-se Street Shackers e abrangia apenas alunos daquela escola, tendo sido em 2001/02, transformado em Projecto Especial e estendido aos alunos de outras escolas do Concelho de Almada. O grupo desenvolveu o seu trabalho elevando a sua qualidade técnica, obrigando-se a nova formulação orgânica. Os Next iniciam o seu trabalho de forma independente em 2004, realizando exibições em diversas atividades e eventos desportivos e sociais. O ano de 2004 ficou ainda marcado com a vitória no 2º Troféu Hip Hop Oeste Master Class. É em 2005 que começa a trabalhar de forma profissional, facto que coincide com o convite feito pela organização do Liverpool International Street Festival para representar Portugal no evento. Também nesse mesmo ano participaram no evento MTV European Music Awards que decorreu em Lisboa sob a orientação do coreógrafo e bailarino internacional Jermaine Brown.

Editor de música Jorge Medeiros tenta saber e dizer algo sobre cultura do Mundo. Vive principalmente de radio e da sua fina cabeça, também da internet e do seu site de musica.

Comentários fechados