Mais de 700 de músicos de viola d’arco “ocupam” o Porto

Publicado em 22 Novembro, 2014 Por...Mafalda Matos » Curtas
De 26 a 29 de novembro, o Congresso Internacional de Viola d’Arco vai “ocupar” a cidade do Porto, contando com a participação de mais de 700 artistas nacionais e internacionais. O evento, promovido pela International Viola Society desde 1973, vai já na 42ª edição, e reúne uma notável comunidade de músicos, professores e programadores e pretende promover e debater a história e cultura da viola d’arco. Durante quatro dias, o Mosteiro de São Bento da Vitória é o palco de concertos, recitais, conferências, masterclasses e workshops organizados pela Associação Portuguesa de Vila d’Arco, com o apoio do Teatro Nacional São João.
Sob o lema “Performing for the Future of Music”, o Congresso coloca o foco nas novas gerações de violetistas, bem como na expansão do repertório e no desenvolvimento de renovadas técnicas de composição e caminhos interpretativos. Neste âmbito, será realizado um workshop para jovens compositores e haverá a estreia mundial de obras encomendadas pela APVdA e pelas suas congéneres britânica e holandesa. Um desejo de futuro que a organização quer ver concretizado em português, com a presença de quatro orquestras nacionais e a inclusão no programa de um expressivo número de obras portuguesas escritas para o instrumento, interpretadas por violetistas lusos e estrangeiros.
No dia 26, às 21h30, o Mosteiro de São Bento da Vitória acolhe o concerto de abertura, pela Orquestra de Sinfónica da ESART, do Instituto Politécnico de Castelo Branco. Casa da Música e Rivoli Teatro Municipal são os outros dos espaços que recebem concertos no âmbito do 42º Congresso Internacional e Viola d’Arco. O preço dos bilhetes é de dois euros por iniciativa (recital, masterclass ou concerto) e de 12 euros para o bilhete diário, que dá acesso a todas as atividades do dia.

Comentários fechados