James

Publicado em 23 Julho, 2014 Por...Mafalda Matos » VOZES DO CÉU
MultiusosGuimaraes_James
Os James, desde a sua composição em Manchester, em 1982, foram consolidando o seu legado criativo e musical, tornando-se numa das mais influentes bandas britânicas na área do Indi.
Durante a já sua longa carreira musical, com mais de 30 anos, os James lançaram 12 álbuns de estúdio e venderam mais de 12 milhões de cópias em todo o mundo.
A banda é composta por Tim Booth (vocalista), Jim Glennie (baixo), Larry Gott (guitarra), Saul Davies (guitarra, violino), Mark Hunter (teclas), David Baynton-Power (bateria) e Andy Diagram (trompete).
“Sit Down”, “She’s a Star”, “Laid” e “Getting Away With It (All Messed Up)” são alguns dos êxitos dos James que marcaram o panorama e as tabelas de música.
O álbum “Laid” de 1993 vendeu, apenas nos Estados Unidos, mais de um milhão de cópias, tendo a música homónima sido usada no filme “American Pie”.
O single “Sit Down” atingiu o nº 2 no Top de Singles Britânico e tornou-se na música mais vendida do Reino Unido em 1991. Em 1998 os James lançaram o seu primeiro “Best Of” que chegou a nº 1 no Reino Unido e vendeu 1 milhão de cópias.
Em 2007, o regresso da formação original dos tempos de “Laid” fez com que os James vendessem, em apenas 2 horas, 35 000 bilhetes para a digressão do Reino Unido.
Desde essa altura os James participaram em 3 digressões de sucesso na América do Norte (2008, 2010 e 2012) e em países europeus onde têm um grande número de fãs, nomeadamente em Portugal e na Grécia.
Globalmente conhecidos pelas suas performances ao vivo, os James têm sido cabeça de cartaz e atuado nos maiores festivais do mundo durante a já sua larga carreira, incluindo Glastonbury, Lollapolloza, Rock In Rio, Coachella, Hard Rock Calling, Isle Of Wight, Latitude, V Festival e T in The Park, entre muitos outros.
Na celebração do seu 30º aniversário, os James iniciaram uma digressão retrospetiva atuando em locais icónicos do Reino Unido como o Royal Albert Hall. A tourné esgotou dois dias depois de anunciada. Em 2012 os James veneram um PRS Heritage Award, prémio anteriormente ganho pelos Pink Floyd e por Elton John, em reconhecimento pelo contributo para a música britânica.
Em 2012 foi lançada a box set “The Gathering Sound” que reuniu o catálogo de 30 anos de carreira e ainda material inédito como vídeos, um DVD ao vivo e um livro.
Depois de passarem grande parte de 2013 em estúdio com Max Dingel (Killers, Muse) a banda lançou, já este ano, o seu novo álbum “La Petite Mort”.

 

Comentários fechados