InShadow na vanguarda do vídeo-dança em Lisboa

Publicado em 31 Outubro, 2016 Por...Maria Cordeiro » Curtas, Destaque, Multimédia, Slider
inshadow
Serão várias as iniciativas para todos os que procuram o encontro entre cinema e dança. A programação do Festival InShadow revela na área da criação artística transdisciplinar, fragmentada nas áreas do vídeo, performance, instalações e exposições de 10 de Novembro a 11 de Dezembro 2016.
Inshadow começa no Teatro Camões de 10 a 13 de Novembro com a estreia absoluta de Turbulência, uma nova co-produção Vo’Arte / Companhia Nacional de Bailado. A CNB volta a colaborar com a Vo’Arte num desafio dirigido à equipa de coreógrafos composta por António Cabrita, São Castro, Henriett Ventura, e Xavier Carmo.
A 18 de Novembro, o festival apresenta no Museu do Oriente a estreia nacional da performance Live Cinema Show, uma viagem imersiva pelo universo fantástico de Usagininen (dupla de artistas do Japão), onde a imaginação se cruza com a tecnologia. A 19 Novembro, ainda no Museu do Oriente, Usagininen promove um workshop de vídeo no qual os participantes podem
reinventar o espectáculo do dia anterior.
De 21 a 25 Novembro seguindo o percurso do fantástico, LittleShadow desafia o sentido criativo e crítico de crianças das escolas de Lisboa com o LAC (Laboratório de Actividades Criativas) e a Competição Internacional de Filmes de Animação, na Fundação Portuguesa das Comunicações e no Museu da Marioneta.
Este ano as Sessões de Competição Internacional de Documentário realizam-se, pela primeira vez, na Cinemateca Portuguesa, local privilegiado para a reflexão e debate. De 24 a 26 de Novembro serão projectados 13 filmes de 13 países, com a presença de alguns realizadores. O Melhor Documentário será distinguido com o prémio Luna Andermatt, patrocinado pela Conserveira de Lisboa.
As Sessões de Competição Internacional de Vídeo-Dança estreiam-se no Teatro do Bairro, local de forte expressão artística e presença contínua no festival, com 44 filmes de 21 países. O corpo move-se no ecrã de 29 Novembro a 2 de Dezembro e estende-se ao palco no dia 3 de Dezembro com uma performance.
A noite de 3 de Dezembro encerra com a Cerimónia de Entrega de Prémios e Dj Set Le Cirque du freak. O Melhor Vídeo-Dança é patrocinado pela Schweeps Portugal.
O itinerário do Festival InShadow segue de 20 Novembro a 11 de Dezembro pelas instalações e exposições na Faculdade das Belas Artes, Espaço Santa Catarina, Espaço Cultural das Mercês, RA Lisboa e Galeria Salgadeiras onde o desenho e a fotografia  companham instalações “holográficas” (IN VITRO, Itália e BOX, Portugal) e interactivas que desafiam conceitos de genética, e outras que  questionam o lugar do corpo e a sua intervenção com o espaço envolvente.

Comentários fechados