Gonçalo Tavares em entrevista a Música Total

Publicado em 20 Julho, 2014 Por...Jorge Silva Medeiros » Entrevista, Musica
Fundou algumas bandas de garagem e de covers, os “Amigos do Presidente”, “Copyvarios” e os “Tempo”, Gravou vários singles e tem produzido e participado em outros tantos álbuns, com a colaboração de grandes músicos.

– Como foi o início da tua carreira? 
Gonçalo Tavares – Comecei aos 10 anos ganhando o premio da melhor canção infantil na gala dos pequenos cantores. Antes eu já cantava num piano antigo que havia na garagem lá em casa, inventava músicas e imaginava público a minha frente…
 
– Quem são as tuas principais influências musicais?
Com 7 anos adorava Beatles, depois ouvi muito rock sinfónico como Yes, Pink Floyd, Alan Parsons etc. e mais tarde Stevie Wonder, Billie Joel e Elton John que foram fundamentais para a forma como canto e toco piano.
– Que tipo de música costuma ouvir?
Oiço mesmo todo o tipo de musica porque me cansa ouvir só um determinado estilo. Gosto imenso de Fado, Rock sinfónico e música clássica
– Como defines este novo disco?
O “SE” é um trabalho com músicas que pelo conteúdo e pela forma que foram produzidas, não está agarrado a uma época e por isso se vai ouvir durante muito tempo, experimenta ouvir as primeiras 5 faixas 2 vezes e vais ver que acordas no dia a seguir a cantarolar uma delas. Foi gravado ao piano com voz direta e com  uma equipa de músicos que deram  o melhor de si com enorme bom gosto.
– Qual é o teu sonho para os próximos tempos?
Acabar de gravar o meu novo álbum que está a ficar simplesmente maravilhoso e continuar a cantar ao vivo com esta banda fantástica que me acompanha. Estou também disponível para ajudar associações de crianças desprotegidas cantando gratuitamente.
 
– O que achas do atual panorama da música em Portugal?
Acho que existem músicos fabulosos e banda fabulosa que tem que ser ajudados e protegidos.
 
– E dos sites de música em Portugal?
Há Sites muito bons como o vosso que fazem um grande trabalho e deveriam ter mais peso no panorama musical, ainda há muito a fazer, mais eventos, mais concursos de música original que se traduz no futuro em fazer mais pelas bandas, pela musica portuguesa e também pelos próprios sites de forma a internacionalizar a nossa musica
– Qual a rádio preferida?
Adoro ouvir rádio e adaptar o meu momento a uma rádio diferente por isso no meu panorama entram quase todas as grandes rádios portuguesas
– O festival de estimação?
O eterno Festival RTP da Canção que também tem que ser repensado. É obrigatório.
 
– Um pensamento para partilhares com os leitores!
A possibilidade de sermos melhores em todo o nosso espectro humano, ajudar mais os outros e fazer aquilo de que gostamos mesmo que não seja de todo o mais lucrativo. É uma questão de tempo. A dedicação gera trabalho bem feito, o amor gera trabalho bem feito e tudo o que é bem feito só pode ter êxito, é uma questão de tempo.

Editor de música Jorge Medeiros tenta saber e dizer algo sobre cultura do Mundo. Vive principalmente de radio e da sua fina cabeça, também da internet e do seu site de musica.

Comentários fechados