Feira Quinhentista em Oliveira de Azeméis

Publicado em 14 Agosto, 2014 Por...Jorge Silva Medeiros » Slider

Mercado-Quinhentista

Pinheiro da Bemposta, em Oliveira de Azeméis, vai comemorar os 500 anos do Foral de Figueiredo e Bemposta através de uma Feira Quinhentista. Durante três dias (15, 16 e 17 de Agosto), o momento vai ficar marcado através de recriações e atividades diversas que retratam o momento histórico em que o Rei D. Manuel I, no dia 15 de Agosto de 1514, atribuiu o foral a estes dois lugares. Vão participar no evento cerca de 200 figurantes e 20 entidades, com tasquinhas e artesanato. A Bemposta Manuelina é organizada por uma comissão presidida pela Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis e que integra também a Junta da União das Freguesias de Pinheiro da Bemposta, Travanca e Palmaz, o agrupamento de escolas e as associações.
A Feira Quinhentista assenta num regresso ao século XVI e ao momento em que o Rei D. Manuel I enviou um emissário propositadamente a Figueiredo e Bemposta para atribuir o Foral. O início das celebrações, no dia 15 de Agosto, vai ter lugar com o descerramento de uma placa comemorativa, pelo Presidente da Câmara Municipal, Hermínio Loureiro, no mesmo dia, 500 anos depois, em que a atribuição se concretizou no longínquo ano de 1514.

Editor de música Jorge Medeiros tenta saber e dizer algo sobre cultura do Mundo. Vive principalmente de radio e da sua fina cabeça, também da internet e do seu site de musica.

Comentários fechados